sexta-feira, 26 de março de 2010

Primeiro post

Estou enrolando há anos pra criar um blog. Demorei tanto que nem sei se as pessoas continuam escrevendo e lendo blogs como antigamente. Sei que tem o tal do Twitter agora, mas ele me parece uma coisa limitada e meio preguiçosa. Pelo que vi, limita-se a umas poucas linhas com notícias, máximas, impressões, estados de espírito. Não tenho absolutamente nada contra a preguiça. Afinal, se tivesse, este blog existiria há vários anos. Só estranho a produção de conteúdos escritos sem espaço para qualquer construção narrativa, descritiva ou argumentativa. Decerto é preconceito de velho de 27 anos e, talvez, pura e simples ignorância. São coisas com funções diferentes, não tem mesmo muito porque comparar.

O que importa é que, visitando alguns blogs recentemente, vi que eles ainda podem ter muito a dizer. Um incentivo pra retomar uma antiga idéia. Mas, na verdade, foi o vazio trazido pela perda de uma das pessoas mais importantes que tive na vida que trouxe a necessidade, quase desesperada, de escrever neste momento. Seguindo o conselho de uma professora, passarei uns dias longe da minha dissertação. Assim sendo, parece um bom momento para finalmente inaugurar um blog. Não defini temática nenhuma. Vou escrever o que interessar em cada momento e depois de algum tempo faço uma descrição do conteúdo. É certo que vou falar de história, de filmes, de política, e é certo que vou fazer piadas. Mas o primeiro post não poderia deixar de ser uma homenagem a István Jancsó, que fico devendo para os próximos dias.

2 comentários:

  1. Detectar o problema e trazer o diagnóstico na frase seguinte parece-me mesmo bom faro de historiador.

    É certo que há dose de preconceito e mais certo que são coisas diferentes com funções diferentes.

    Pra quem 140 caracteres são um limite, usá-los pra convidar ao debate é um bom caminho. Nada preguiçoso.

    ResponderExcluir
  2. Fala Godinho! Estou tentando entrar nesse barco de usar Blog também,mas por enquanto estou testando (e esperando terminar minha dissertação). De qualquer forma estou gostando de usar o wordpress, achei mais rápido, embora tenha um número menor de ferramentas (aparentemente). Abraço!

    ResponderExcluir